
Sim, é uma outra Era que chega também ao mundo da beleza.
Cosméticos orgânicos vêm endereçados para as mulheres que assumiram uma nova filosofia de vida, gente interessada em preservar o planeta e, por isso, presta atenção no que compra.
De olho nas tendências recentes, os fabricantes de cosmética também mergulharam na onda verde. A L'Oréal, por exemplo, sintetizou o Pro-Xylane, uma molécula antienvelhecimento que é biodegradável, não sendo portanto bioacumulável nem ecotóxica, não causando impacto direto sobre as espécies e os ecossistemas.

Mas ficar ecologicamente linda traz outra vantagem além da atitude politicamente correta. As maquiagens verdes têm baixo risco alergênico pois, pela diminuição da quantidade de aditivos químicos, dificilmente causam alergias, além de não ressecarem a pele e não abrirem os poros, o que diminui a possibilidade da tão inconveniente acne. Pode-se dizer também que os cosméticos orgânicos são mais seguros levando em conta que o rigor com a qualidade e a pureza vem desde a seleção das sementes, um passo anterior ao plantio. Um cosmético com certificado orgânico, portanto, vai muito além do processamento de seus componentes.
Preste muita atenção nas embalagens - Existe ainda muita desinformação e as consumidoras correm o risco de se confundirem, crendo que produtos naturais ou orgânicos são a mesma coisa. E não são. Aliás, o órgão que certifica orgânicos no país, o IBD (Instituto Biodinâmico), criou selinhos de cores diferentes justamente para demarcar cada padrão.
A categorização depende da quantidade de elementos orgânicos em sua formulação. Na prática, significa que um produto com mais de 95% de substratos orgânicos é certificado como "orgânico" propriamente dito, enquanto aqueles chamados de "naturais" contêm no máximo 70% de ingredientes orgânicos. Numa faixa intermediária, de 70% a 95%, a mercadoria recebe o selo de "feito com ingredientes orgânicos".
Portanto, olho vivo nas embalagens. Os produtos orgânicos têm um sol com uma folhinha, escrito "Certificado Orgânico". Isto significa que são desenvolvidos com matérias-primas avalizadas por órgãos reconhecidos, não usam agrotóxicos em seu plantio nem processos químicos que representem qualquer risco à saúde humana, como também preservantes convencionais, além de não serem testados em animais. O objetivo é sempre proteger os consumidores, os produtores e a natureza.

O consumo de cosméticos com matéria-prima certificada como orgânica, deve se reconhecer, ainda é baixo porque é uma tendência recentíssima. No entanto, os fabricantes estão otimistas com as taxas de crescimento acelerado, que percentualmente sobem mais do que as dos produtos tradic

No Brasil, destacamos a atuação de uma das parceiras do Absoluta. Especializada em cosméticos orgânicos certificados, a Cativa Natureza lançou seus serviços em Curitiba, há um ano, no pioneiríssimo Mercado Municipal de produtos orgânicos, o primeiro empreendimento especializado no país, confirmando a já tradicional atenção da cidade ao ambientalismo. A loja lançou também sua linha de produtos com marca própria e faz entregas para todo o país, o que fazemos questão de destacar já que uma nota anterior no blog ABSOLUTA/beleza gerou vários comentários de internautas apoiando a novidade e interessadas em adquirir os produtos.
Veja detalhes em http://cativanatureza.blogspot.com
Foto-topo: Edição de arte a partir de imagens de Adobe
Fotos: www.stellamccartneycare.com e Cativa Natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário